domingo, 5 de outubro de 2008

Conjugando o verbo "viver"

Aprecio muito a frase que diz que não existe passado nem futuro, tudo o que existe de fato é o presente, o momento em que vivemos...Gosto dessa teoria, embora eu não a compreenda totalmente.

No meu modo de ver, o passado está lá para que o consultemos. São anos e anos de experiências felizes e tristes que sedimentam-se com o tempo formando enormes, e suntuosas, montanhas de onde podemos enxergar caminhos melhores para seguir sempre que necessário.

O presente é a nossa caminhada, nossos passos, nossa estrada. E ninguém viaja sem bagagem ou destino.
Destino esse que é o futuro, o horizonte...O lugar para onde aponta nossos desejos, nossos sonhos, nossas esperanças e o que nos faz seguir em frente mesmo caindo vez ou outra, mesmo sendo vítimas das nossas próprias armadilhas e mesmo nos ferindo gravemente.

Então, se lutamos tanto na intenção de realizar algum objetivo, seja ele qual for, buscamos isso com tanto afinco porque o passado nos ensinou que o presente existe tão palpável apenas para que possamos alcançar o tão sonhado futuro.

Ou, em resumo; Enquanto vivermos, sempre existirão as montanhas, as estradas e os horizontes distantes...

23 comentários:

Voodoo disse...

Querido amigo,

Gosto de sua maneira independente de escrever, e se as mensagens nem sempre nos chegam aos locais que tanto desejaríamos, eis que podemos ter a grata supresa de nos encontrar em outros lugares...
Questionar, nada mais nos é permitido.
abs

Bandys disse...

Lindo texto...
Não me preocupo muito com o destino, mas sim como estou fazendo minha caminhada dando meus passos.

Se pudesse deixar algum presente a você deixaria aceso o sentimento de amar a vida dos seres humanos
A consciência de aprender tudo
o que foi ensinado pelo tempo afora
Lembraria os erros que foram cometidos para que não mais se repetissem
A capacidade de escolher novos rumos
Deixaria para você se pudesse
o respeito àquilo que é indispensável
Alem do pão o trabalho
Além do trabalho ação
E, quando tudo mais faltasse um segredo o de buscar no interior de si mesmo a resposta e a força para encontrar a saída"

Gandhi]

Beijos( na alma)

Frida Salobra disse...

Que passado, presente e futuro são indissóciáveis isso a gente sabe, difícil é querer olhar para trás quando o desejo do presente te pede para esquecer o passado, nem se quer pensar o futuro e viver o momento!

beijocas!!!

PS: poderiamos conversar pelo msn? queria a sua opinião...

Eu lírico disse...

Achar que só existe o presente e que só ele importa é um pouco simplista demais, a vida é uma somatória de atitudes que levam a outra somatória de consequências, em suma viver é uma complicação só ... Uma complicação deliciosa é claro, mas o fator complexidade está presente em cada momento e o fator irreversibilidade tb. Ou seja não podemos mudar o que já passou só podemos como diria o sábio Chico Xavier criar melhores perspectivas de um novo final, já que os inícios são para sempre imutáveis...
Um beijo sem assédio sexual pra vc.
Glaucia

Anônimo disse...

Vc é uma cara especial.Sorte da sua mina. E ela que te valorize.
Montanhas, vales, estradas e horizontes.É oq somos, menino fofo.

Beijos ;) e mais beijos

Menina da Imprensa disse...

Estradas, cheia de curvas, as vezes esburacadas, as vezes um tapete, debaixo de chuva, ou sob um sol de 40... É a vida, essa estrada de destino desconhecido...

Kisses

Vivian disse...

...enquanto ficamos filosofando sobre passado e futuro, deixamos de viver o presente, que é a nossa única certeza, e que amanhã já será passado...

bjs

Marcelo disse...

Vivian. Amanhã jamais será passado...

Vivian disse...

...lindo,
acho que não me fiz entender.

digo que o presente, portanto o dia de hoje, amanhã já será passado...

hoje estamos na segunda feira,
que na terça já será passado...rss


quanto ao futuro...
quantas malas de pessoas que se programaram para uma viagem qqr, foram desfeitas hoje e ao invés disso, estão sendo veladas por aí
neste mundo?

sabe por que eu te falo isso?
simples...

meu marido havia programado uma textura em uma parede de casa,
trabalhou a parede, preparou
todo material para iniciar o trabalho às 7 da manhã, tomou uma ducha, deitou para descansar, e ainda enquanto o sono não vinha,
fez projetos para outros cômodos
da casa, e 5 horas depois de tudo
isso, acordou no chão vitimado por um AVC que o deixou totalmente incapaz de terminar os projetos do "futuro"...

existe futuro?

muahhh

Camila disse...

Arrasando, como sempre!
E viva o "CARPE DIEM".
Beijos

Patricia disse...

"O presente é a nossa caminhada, nossos passos, nossa estrada. E ninguém viaja sem bagagem ou destino." ... Nossas escolhas, certo? O que é de bom e importante para nós segue, o que não importa fica para trás. Concorda?

Realmente, lutamos no presente com toda força para tentármos deixar o futuro exatamente da forma que escolhemos, mesmo que as montanhas sejam as mais assustadoras, não podemos desistir de trilhar a nossa estrada.

Beijos
=)

Tiago Soarez disse...

Marcelo,

Gostei do seu texto.

Mas uma vez, quando tinha aulas de filosofia, ouvi dizer que não existia presente.

Lendo seu texto, me confundi todo! rs.

Mas isso é coisa de quem é formado em Exatas!

Abração.

Bossa Nova Café - textos, música e arte!

Giane disse...

A verdade é que não dá para se ter um presente sem um passado e um futuro sem um presente.
Esquecer de um em detrimento do outro, significa deixar para trás vivências que nos fazem ser o que somos hoje e nos tornarão melhores amanhã.
Um sempre será ligado ao outro e como você bem escreveu "sempre existirão as montanhas, as estradas e os horizontes distantes..." para irmos cada vez mais longe.

Beijos mil, Menino e fique bem!!!

Anônimo disse...

Viver é sonhar, viver é lutar enfim viver é viver.
AMei o post Marcelo, parabens
;)

NayB. disse...

O problema está quando as pessoas se prendem demais ou ao passado ou ao futuro e esquecem do presente! =/

Acho que de tudo que li dessas reflexões acerca da tríade passado-presente-futuro, este teu texto foi o melhor!

Xerus
=***

Inside Me disse...

e viva o presente!!!

Tanmires Morais disse...

adoro falar sobre o tempo...

de viver e conjugá-lo.

entendo a frase no sentido em que ela toca, porque o passado não volta pra revivermos os momentos ou apagar erros e marcas, já o futuro é tão incerto que não sabemos ao certo se ele realmente chegará...

texto perfeito como sempre!

(: :*

PS: você sumiu "/

Ana Casanova disse...

Marcelo,
não podia estar mais de acordo!
Realmente vivemos no presente, a vida acontece hoje mas há algo que a precede e algo que buscamos e dá sentido à nossa caminhada.
Beijinhos com muito carinho.

nd disse...

Acho que devemos viver bem é o presente. O que passou, por melhor que tenha sido, já passou. O que virá...vai ter que vir e pronto, não devemos nos preocupar muito, apenas ter cautela. Agora viver mesmo o presente, pq ninguem sabe se vamos estar vivos
amanhã. Já dizia Gilberto Gil : "o melhor lugar do mundo é aqui e agora". Acredito muito nesta frase e procuro coloca-la em prática.
Bjs meu lindo amigo e poeta.

Mariana disse...

Uma vez li:

Passado não se transforma e futuro nao se preve, só nos resta o presente para fazer acontecer.

E acho que é isso memso. Mas o mais dificil é viver no presnete. Pelo menos para mim, lembro do passado e planejo o futuro, qndo vi o presente ja se foi e eu fico nesse ciclo vicioso.. hehehe


beijos

Patricia disse...

Vc vai detestra isso, mas tem um Meme pra vc lá na "torre" rsrsr
Beijos
=)

BelaCavalcanti disse...

Marcelo, leia The Four Quartets, T.S. Elliot. Minha parte favorita diz EXATAMNETE isso que vc escreveu: O futuro e o passado apontam para o presente - acho que lhe parafraseando, seria: Uma vez que o passado se foi e o futuro ainda estar por vir, só ele, o presente,existe. Acho que Heminghway tem um conto, aonde, filosofando sobre essa noção de passado e futuro, passa mensagem parecida. BRAVOOO pra sua sensibilidade.

Paula Barros disse...

Compreendo o que você quis dizer. Até já escrevi isso. Não sabemos o futuro, ele não existe, mas pensamos nele o tempo todo. Vivemos sempre o hoje pensando no amanhã. Nos programando, sonhando, planejando os estudos, o trablho, a família.
E nós somos fruto de um passado, gostemos dele ou não. Ele interfere todo dia em nós. Nas atitudes, na escrita, na forma de ver o mundo. É como vc diz, é nossa bagagem.

Apenas penso que devemos viver o presente de forma mais integrada conosco mesmo, o que não é fácil. E muitos que pregam viver esse tal presente se perde em atitudes imediatistas e inconsequentes. Para depois, no futuro, lamentarem.

(assim penso)

abraços